Gerar riquezas, preservando a vida.
Publicidade

03 de outubro - Dia Nacional da Agroecologia - prática essencial para futuro da humanidade
Atuallizada em: 05 de Junho, 15:25

 

Neste dia 03 de outubro comemoramos o dia Nacional da Agroecologia. A data foi instituída através da lei sancionada pelo presidente Michel Temer em dezembro de 2017. Em parceria com os estados, municípios e entidades, o governo deve promover campanhas de esclarecimento da população sobre o tema e a produção orgânica.

A data é em homenagem ao nascimento da engenheira agrônoma e escritora, Ana Maria Primavesi, referência nos avanços de pesquisas sobre o manejo do solo de maneira ecológica. Primavesi é também uma das principais pesquisadoras da agricultura orgânica, que compreende o solo como um organismo vivo.

O Senado aprovou no dia 21 de dezembro de 2017, a lei nº 13.565, que cria o Prêmio Nacional de Agroecologia Ana Primavesi para premiar organizações e pessoas da sociedade civil, parlamentares e autoridades públicas que se destacam no desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica e no seu apoio.

Desenvolvido pelo Clube Amigos da Terra (CAT), o projeto de Agroecologia, que integra o Programa Gente que Produz e Preserva, do qual fazem parte pequenos agricultores dos assentamentos Jonas Pinheiro, Casulo e outros chacareiros, tem o objetivo de buscar o cultivo de alimentos orgânicos mais saudáveis com aplicação de práticas agrícolas responsáveis. Por meio das quais, as propriedades que produzem utilizando veneno passam por uma transição para um sistema de produção orgânica, a qual tem os princípios do não uso de venenos na produção.

Os produtores interessados em desenvolver o projeto em suas propriedades ou interessados em apoiar esta iniciativa devem procurar o CAT (em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso), ou a Secretaria Municipal de Agricultura ou pode também procurar o Sebrae para agendar uma visita que uma equipe técnica irá até o local para fazer um diagnóstico inicial.

O projeto “Gente que Produz e Preserva”, do Clube Amigos da Terra, o CAT, é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MT) com apoio do WWF Brasil, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Prefeitura Municipal.

Informações:(66) 3544-3379. Visite também o nosso site www.catsorriso.com.br.

Texto: Texto: Assessoria de Imprensa - CAT Sorriso
Galeria de imagens
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Av. Marginal Esquerda, 1415
Bairro Bom Jesus - Sindicato Rural
CEP 78890-000 - Sorriso-MT
(66) 3544-3379
contato@catsorriso.com.br