Gerar riquezas, preservando a vida.
Projetos
Publicidade

Associados da APOS conhecem sítio com sistema agroflorestal e fazem balanço positivo de 2019
Atuallizada em: 07 de Abril, 17:30

A Associação dos Produtores Orgânicos de Sorriso – APOS, promoveu no dia 29/11/2019 uma Visita Técnica no Sítio Capim Dourado que contou com a participação do consultor em Agroecologia do Sebrae-MT, Glaucinei Brissow Realto e os associados da APOS.

Cerca de 25 pessoas, de cinco famílias, estiveram presentes para conhecer o sítio de propriedade do casal Marco Antônio e Nádia Wenzel, onde se produz atualmente banana, mamão e flores tropicais. Além disso, diante da preocupação com a natureza e o meio ambiente, foi construída no local uma casa de barro, com enfoque na agroecologia. Foi feita a apresentação do sistema Agroflorestal existente na propriedade, com foco em florestas tropicais, que foi implantado há mais de 01 ano e faz parte do Projeto Agroecologia.

O consultor em Agroecologia, Glaucinei Realto explica como funciona esse sistema: “O sistema agroflorestal tem por característica o cultivo de várias espécies em uma mesma área, desde espécies florestais, agrícolas e ornamentais”.

Durante o encontro, Glaucinei apresentou um balanço do ano de 2019 e um resumo histórico desde 2015 dos trabalhos desenvolvidos nas propriedades que fazem parte da APOS. Glaucinei relatou aos presentes, que foi mostrando os resultados da produção orgânica e no início as pessoas estavam duvidando da possibilidade de se produzir sem aplicação de produtos químicos mas, após ver os resultados, as pessoas foram se convencendo e a associação foi crescendo e mais produtores foram aderindo ao projeto.

Depois de conhecerem o trabalho desenvolvido na propriedade, o grupo participou de uma palestra ministrada pelo proprietário do sítio, Marco Antônio mostrando alguns conceitos e promovendo uma troca de conhecimentos com o grupo.

Marco contou como foi esse momento “Pra nós foi muito bom, pois foi a primeira vez que tivemos acesso a essa assistência técnica, de forma totalmente gratuita, através da parceria através do CAT, Prefeitura e Sebrae e as orientações do Glaucinei foi como um divisor de aguas para nós. Nesse trabalho agroflorestal, nossa ideia é plantar uma floresta comestível e no meio dessa floresta comestível termos as flores tropicais, como forma de obter um rendimento. O plantio começou a cerca de um ano, leva-se dois anos para começar a produzir, mas já temos alguma produção. Também queremos transformar o sítio para ser um ponto de comercialização dos produtos, em um dia da semana fazer uma feira lá, já que é perto da cidade. E temos planos para futuramente ter uma espaço para as crianças irem conhecer e desenvolver um trabalho pedagógico sobre a agroecologia”.

Na oportunidade, também foi realizada a prestação de contas da APOS, do exercício de 2019. A tesoureira da APÓS, Lenira Arsego apresentou ao grupo o balanço financeiro, mostrando a evolução da APOS na venda de produtos orgânicos na merenda escolar das escolas municipais, creches e escolas estaduais de Sorriso. Segundo Lenira, o ano fechou com saldo positivo e com boas perspectivas para 2020.

A presidente da APÓS Maricilda Ludwig falou sobre o encontro marcando o encerramento das atividades e fez um balanço do ano de 2019 “Conhecemos o sítio Capim Dourado, um lugar muito lindo, com um trabalho maravilhoso na produção de agroecologia, com muitas diversidades de plantas e com a construção da casa ecológica. Tivemos também uma prestação de contas, onde nós entendemos que vale a pena nosso trabalho, que aos poucos vem fazendo a diferença. Temos mais pessoas querendo fazer parte da nossa associação e conhecendo o diferencial de nossa produção. Este ano fizemos bons avanços e temos muitas expectativas para o próximo ano. Nossa meta para o ano que vem é ampliar as vendas ter um espaço exclusivo para orgânicos com mais diversidade”.

Participou da reunião mais uma família interessada em fazer parte da APOS. E para encerrar foi servido um delicioso jantar, num espaço muito agradável para a confraternização do grupo.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo CAT Sorriso acesse o site www.catsorriso.com.br. Ou ligue: 3544 -3379. O CAT funciona em sala anexa ao Sindicato Rural, na Avenida Marginal Direita, 1415, bairro: Bom Jesus.

 

Texto: Assessoria de Comunicação CAT Sorriso
Galeria de imagens
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Av. Marginal Esquerda, 1415
Bairro Bom Jesus - Sindicato Rural
CEP 78890-000 - Sorriso-MT
(66) 3544-3379
contato@catsorriso.com.br