Gerar riquezas, preservando a vida.
Publicidade

CAT apresenta projeto Aprendendo a Reciclar na III JOCIPE – Jornada Científica de Pesquisa e Extensão do IFMT
Atuallizada em: 05 de Junho, 16:46

Integrando os 56 trabalhos apresentados durante a III JOCIPE 2014 – Jornada Científica de Pesquisa e Extensão do IFMT – campus Sorriso, esteve o projeto Amigos da Terra “Aprendendo a Reciclar”, que tem por objetivo dar destinação ambientalmente correta aos resíduos sólidos produzidos no município. O evento foi realizado no Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol, nos dias 16 e 17/10.

O projeto “Aprendendo a Reciclar” faz parte do programa “Sorriso Vivo”, desenvolvido pelo CAT – Associação Amigos da Terra, e visa reduzir a quantidade de lixo que vai parar em aterros sanitários ou lixões ou ainda poluindo o meio ambiente, caindo em bocas de lobo, córregos e rios.

O projeto iniciou em julho de 2014 e está sendo desenvolvido em quatro escolas da Rede Municipal de Ensino, Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, Escola Municipal Professor Francisco Donizetti de Lima e Escola Municipal Primavera, atingindo cerca de 3.000 alunos entre 6 e 14 anos.

O objetivo é incentivar as crianças desde cedo a dar o destino correto do ponto de vista ambiental, separando em casa e levando para as escolas os materiais que podem ser reciclados, como garrafas pet, embalagens de produtos de limpeza, produtos alimentícios e cosméticos e latinhas de alumínio, que serão destinados para uma cooperativa do município e posteriormente encaminhados para empresas de reciclagem que produzem outros produtos a partir desses resíduos.

De acordo com a autora e coordenadora do projeto, a bióloga Jussara Giaretta, o trabalho vem apresentando resultados positivos. “Percebe-se o envolvimento dos alunos com o projeto, pois estamos recebendo grande quantidade de material. Já foram coletados de agosto até a primeira semana de outubro, 563 quilos de alumínio e plástico em três escolas, e em uma escola até o momento foi recebido material, porém ainda não foi feita a pesagem. É um volume grande e queremos expandir ainda mais, levando o projeto a outras escolas no ano que vem. Trabalhar a educação ambiental nas escolas é fundamental, pois desenvolve-se nos alunos um senso crítico sob a percepção de um meio ambiente melhor para se viver. Contribuindo com isso, para um desenvolvimento sustentável e diminuindo a exploração dos recursos naturais”.

 CAT Sorriso

Texto: Tâmara Figueiredo

Texto:
Leia também
Galeria de imagens
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Av. Marginal Esquerda, 1415
Bairro Bom Jesus - Sindicato Rural
CEP 78890-000 - Sorriso-MT
(66) 3544-3379
contato@catsorriso.com.br