Gerar riquezas, preservando a vida.
Publicidade

CAT Sorriso promove curso sobre técnicas de produção e reuso da água
Atuallizada em: 05 de Junho, 16:22

Será realizado nos dias 9 e 10 de julho o curso Produção e Reuso da Água promovido pelo CAT Sorriso, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorriso, Sindicato Rural de Sorriso e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O curso será ministrado pelo engenheiro agrônomo e mestre em recursos hídricos Décio Eloi Siebert. Segundo ele, o curso tem por objetivo tratar de assuntos da produção e reuso da água, apresentar e discutir os principais processos envolvidos no tratamento de água e sistemas de uso e reuso para fins não potáveis, seja utilizando os sistemas convencionais, seja utilizando as mais novas técnicas. "Pode soar meio estranho quando se fala em produção de água no entanto existem vários métodos de se produzir água, seja por métodos naturais ou seja através da utilização de máquinas desenvolvidas especialmente para esse fim. Então o que se pretende abordar nesse curso é como nós devemos conceber e quais os métodos que devem ser utilizados para se fazer com que a água através da precipitação das chuvas que nós temos todos os anos, possa estar sendo acarreada para o lençol freático (que é o verdadeiro local onde a água deve ficar armazenada) e ser aproveitada nos momentos em que não se tem chuvas", afirmou Siebert.

A abordagem do curso se dará dentro de vários aspectos conceituais comerciais e dimensionamento operação e manutenção de sistemas de produção de água por métodos naturais e por equipamentos desenvolvidos especialmente para esse fim, como explica o engenheiro "Vamos abordar sobre o que é transpiração como a água infiltra no solo, o que é evapotranspiração, o que pode ser feito para melhorar essa absorção da água das chuvas e também das experiências que já foram desenvolvidas em alguns locais nesse aspecto de produção de água”.

Outro tema abordado será como fazer a reutilização da água "Vamos abordar o reuso doméstico, através do reutilização da água do banho, da água do tanque de lavar roupas, bem como o reuso da água da chuva".

De acordo com o mestre em recursos hídricos, outro trabalho a ser abordado nesse curso é o reuso de efluentes tratados "Ou seja, o reuso de esgoto tratado seja esgoto doméstico seja de efluentes industriais, inclusive mostrando experiências de outros municípios e estados onde isso já é realizado".

O público-alvo do curso é desde a dona de casa que no dia-a-dia tem a necessidade de água bem como produtores rurais que utilizam a água para suas atividades de produção, pessoas ligadas à indústria, técnicos, estudantes, professores, enfim todos os usuários de água. “As informações são bem amplas, por isso convidamos todos os profissionais liberais, técnicos, produtores e todos os usuários de água sejam pequenos ou grandes. Esperamos uma boa participação pois haverá novidades para todas as pessoas que pretendem participar”.

No dia 09/07 o curso será no sindicato Rural de Sorriso, das 7:30h às 21:30h, voltado para produtores, técnicos, engenheiros e demais interessados.

No dia 10/07, será voltado para produtores da Agricultura Familiar e demais interessados. Acontecerá na escola do Assentamento Jonas Pinheiro das 8:00h às 18:00h.

Os participantes receberão certificados. As vagas são limitadas, por isso as inscrições devem ser feitas com antecipação. Outras informações e inscrições, acesse o site www.catsorriso.com.br. Ou vá até o CAT Sorriso que funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, na Marginal Esquerda, 1415, no bairro Bom Jesus. Fone: 3544-3379.

Texto: Assessoria de Comunicação CAT Sorriso
Galeria de imagens
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Av. Marginal Esquerda, 1415
Bairro Bom Jesus - Sindicato Rural
CEP 78890-000 - Sorriso-MT
(66) 3544-3379
contato@catsorriso.com.br