Gerar riquezas, preservando a vida.
Projetos
Publicidade

Práticas sustentáveis é foco de discussão no lançamento do Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha
Atuallizada em: 07 de Abril, 17:04
Foi dada a largada para o maior evento brasileiro de Agricultura Sustentável. Na noite desta quinta-feira produtores rurais, autoridades, pesquisadores, empresários, acadêmicos e sociedade organizada prestigiaram em Sorriso (MT), o lançamento do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. 
 
O presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto, Jônadan Ma, explica que o sistema de produção sustentável já é adotado em vários países e em culturas diferentes, porém o uso da tecnologia precisa ser debatida e melhorada. "O plantio direto na palha melhora a conservação do solo, garante maior rentabilidade ao produtor, e permite o agricultor produzir mais, com menos custos. O plantio direto é a base para uma agricultura sustentável, só assim, podemos garantir que as gerações futuras também possam produzir alimentos de qualidade".
 
Durante o lançamento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, destacou que a demanda por alimentos no mundo cresce a passos largos. E pra atender esse mercado é preciso investir em tecnologias de manejo. "A agricultura em Mato Grosso é referência em tecnificação, e o plantio direto é uma prática adotada há bastante tempo. É uma forma de manejo que deu certo, porque além dela proteger o meio ambiente, ela garante mais produtividade com custo baixo. Porém, precisamos discutir e melhorar essas práticas, pois temos um aumento de consumo por alimentos, principalmente entre os países da China e Índia".
 
Os participantes puderam ter uma amostra do nível de discussões e debates que vão integrar a programação do 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha. Entre os palestrantes convidados para o lançamento está o consultor internacional de agricultura sustentável, Dr. Ademir Calegari.
Na apresentação, o doutor em agronomia e especialista em cuidados com o solo, ressaltou que é preciso pensar e discutir sobre os desafios que os produtores desta região estão enfrentando. "A produtividade está estancada há longos anos. Existem infestações de nematoides, que provocam o desequilíbrio biológico do solo; a compactação; o excesso de insumos na lavoura, tudo isso precisa ser analisado, pois interfere na produção. É preciso pensar em novos caminhos sustentáveis e o principal desafio é traçar um diagnostico correto da qualidade do solo que estamos plantando".
 
O 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na Palha será realizado em Sorriso (MT), nos dias 01 a 03 de agosto, no Centro de Eventos Ari José Riedi. O evento é promovido pela Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação em parceria com o Sindicato Rural de Sorriso; Clube Amigos da Terra (CAT); Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA-MT); Fundação Sorriso e Prefeitura de Sorriso.
 
O evento também conta com o apoio da Fundação MT, Crea-MT, Facen, Aprofir, Aprosoja, UFMT Sinop, Embrapa, Acrimat, IFMT Sorriso, Cesb, Sistema Famato, Ampa, Sindicato Rural de Cuiabá, Aprosmat, Senar-SP, Sedec, Coomam e Univag.
 
O Encontro Nacional tem como tema principal "Sistema Plantio Direto. Entenda os desafios atuais. Prepare-se para o futuro". São esperados mais de mil participantes entre produtores, assistentes técnicos, consultores, professores, pesquisadores, empresários e estudantes.
 
As inscrições podem ser feitas no site do evento www.plantiodireto.org.br
 
Texto: Assessoria de Imprensa - CAT Sorriso com Assessoria 16º ENPDP
Galeria de imagens
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Av. Marginal Esquerda, 1415
Bairro Bom Jesus - Sindicato Rural
CEP 78890-000 - Sorriso-MT
(66) 3544-3379
contato@catsorriso.com.br