Gerar riquezas, preservando a vida.
Publicidade

Programa Frutifica mostra que é possível produzir mais, com menos agrotóxicos
Atuallizada em: 12 de Julho, 12:55

O programa Frutifica, é desenvolvido em Sorriso como forma de incentivo à fruticultura e conta com 105 produtores cadastrados, 45 deles já estão produzindo.  O presidente do comitê gestor do Programa Frutifica e produtor de frutas em Sorriso, Ademar Aparecido Capelli ressalta que o programa está em plena expansão “O programa tem dado resultados muito bons, cada vez mais produtores estão aderindo à produção de frutas e a gente conta com parcerias e tecnologias como o projeto de Agroecologia, onde buscamos cada vez mais desenvolvimento da fruticultura na região."

Seu Ademar é proprietário do Sitio Raízes da Terra, que possui uma área total de 25 hectares no sistema de irrigação. Há 4 anos começou a produção e hoje conta com 15mil pés de frutas, sendo 4 mil pés de goiaba,3 mil pés de coco, 3 mil pés de manga, 4 mil pés de uva e mil pés de mamão.

Ele conta como é feita a comercialização das frutas. "A comercialização fica a cargo das cooperativas e a gente particularmente atendemos a região. Eu particularmente vendo para Sinop, Lucas e Sorriso. E as cooperativas por enquanto também nesses 3 municípios e atende também a merenda escolar. E tem produtos que já estão começando a ter uma demanda para ir para fora do município."

O produtor comenta sobre a parceria com o IFMT e o CAT no projeto de Agroecologia "O IFMT e o CAT são nossos parceiros dentro do programa Frutifica e é uma tendência de produzir mais e com menos agrotóxicos e estamos visualizando o futuro da melhor forma possível".

Por fim, faz uma análise do atual momento e comenta sobre os desafios e as comemorações para o setor "Desafio é o combate as pragas, porque nós temos uma incidência maior de pragas pois o combate é feito por menos pessoas na região e a gente procura usar o menos possível de agrotóxicos. E também o problema de seca prolongada temos uma demanda grande de energia para poder irrigar, são os problemas que temos no momento. Temos a comemorar os produtos, a ideia inicial veio do Vale do São Francisco onde desenvolveu muito bem a fruticultura lá e aprendemos um pouco e estamos tentando implantar aqui. Algumas frutas deu uma produção superior à deles, como exemplo manga, a goiaba que temos uma superprodução.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo CAT, acesse o site: www.catsorriso.com.br. Ou entre em contato pelo fone 3544-3379. O CAT funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, situado na Margina Esquerda, 1415, Bom Jesus.

Texto: Assessoria de Comunicação CAT Sorriso
Galeria de imagens
LOCALIZAÇÃO
CONTATO
Av. Marginal Esquerda, 1415
Bairro Bom Jesus - Sindicato Rural
CEP 78890-000 - Sorriso-MT
(66) 3544-3379
contato@catsorriso.com.br