CAT Sorriso parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

A Associação Amigos da Terra – CAT Sorriso presta uma homenagem a todas as mulheres pelo seu dia.

A vocês mulheres do campo, do agronegócio e da agricultura familiar, que levantam todos os dias para contribuírem na produção de alimentos e, no segmento mais importante da economia do nosso país. Que impacta a vida de milhões de pessoas.

08 de março dia Internacional da Mulher! Parabéns a todas as mulheres do campo e da cidade!

Sobre a origem de comemoração do Dia Internacional da Mulher :

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

Não há concordância absoluta diante das múltiplas manifestações de luta de mulheres por todo o mundo. Em 1908 “as mulheres socialistas do Lower East Side”, em Nova York, organizaram uma manifestação de massa em apoio ao sufrágio igualitário. Mas, o objetivo das manifestações ainda eram lutas dispersas por diversos direitos específicos, e no caso apontado, era o direito das mulheres ao voto nos Estados Unidos.

Após isto uma das primeiras celebrações do dia da mulher foi no dia 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, por iniciativa do Partido Socialista da América, em memória de uma greve, realizada no ano anterior, que mobilizou as operárias na indústria do vestuário de Nova York contra as más condições de trabalho.

Incêndio em Nova York

Em 25 de março de 1911, às 5 horas da tarde, ocorreu um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist, que matou 146 trabalhadores: 125 mulheres e 21 homens, na maioria judeus. A fábrica empregava 600 pessoas, em sua maioria mulheres imigrantes judias e italianas, entre 13 e 23 anos. Uma das consequências da tragédia foi o fortalecimento do Sindicato Internacional de Trabalhadores na Confecção de Roupas de Senhoras.

O processo de instituição de um Dia Internacional da Mulher já vinha sendo elaborado pelas socialistas americanas e europeias há algum tempo.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: