CAT promove II dia de campo do Projeto Gente que Produz e Preserva

O Clube Amigos da Terra, CAT Sorriso, realiza no dia 16 de junho, próxima quarta-feira, o II dia de campo do projeto Gente que Produz e Preserva.

O evento, sobre certificação da soja, é voltado a produtores rurais do projeto de Certificação RTRS e os agricultores que tem interesse em conhecer o caminho da produção sustentável.

As palestras vão abordar temas Gestão Estratégica do Agronegócio, Controle Biológico e Processo de Adequação Ambiental e Segurança do Trabalho.

O processo de certificação da soja em Sorriso começou em novembro de 2013, com nove produtores rurais. A certificação garante que o grão vem de uma produção responsável já que o produtor cumpre indicadores do padrão RTRS ao longo de três anos de trabalho. Os indicadores são classificados como conformidade imediata, de curto prazo e médio prazo.

Além disso, o produtor precisa seguir os cinco princípios básicos do programa: cumprir as leis e as boas práticas de negócios, oferecer boas condições de trabalho, respeitar e criar vínculos com as comunidades locais, cuidar do meio ambiente e adotar boas práticas agrícolas.

Vantagens

As vantagens do programa também se refletem no bolso do produtor. O volume de soja certificada pode ser vendido fisicamente ou virtualmente, através de créditos. Em março desse ano, os nove produtores certificados receberam mais de meio milhão de reais com a venda dos bônus.

Muitas empresas que desejam apoiar a produção de soja responsável optam por estemétodo, uma vez que ele recompensa diretamente os produtores certificados quedemonstraram seu compromisso com as boas práticas agrícolas, bem como responsabilidade ambiental e relações responsáveis com as comunidades. Essas empresas podem fazer declarações relacionadas a tal apoio ou usar o “logotipo de Créditos” em seus produtos, dependendo da quantidade comprada.

Programação

O evento está marcado para o dia 16 de junho na Fazenda Santo Antônio, localizada na BR-163, Km 707, sentido Lucas do Rio Verde, 5 km após a Primaverinha entrar a esquerda.

08:00 – Abertura

08:15 – Palestra Fábio Mizumoto – Tema: Gestão e posicionamento estratégico do Agronegócio

09:15 – Palestra Alexandre de Sene Pinto – Tema: Controle Biológico

10:30 – Bruno Alexandre Vendruscolo – Tema: Processo de Adequação Ambiental e Segurança do Trabalho em Propriedades Rurais.

11:30 – Troca de informações entre produtores e visitação na sede da Fazenda.

12:00 – Almoço e encerramento.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: