Criado comitê para tornar Sorriso reconhecido mundialmente como sustentável

O que você tem feito pelo meio ambiente? Já parou pra pensar nisso? Mas não basta pensar é preciso agir e agir rápido. Unir forças por ações que promovam a preservação do planeta é a proposta do comitê “Sorriso Sustentável”, criado na noite de ontem (26/10) no município. O plano estratégico, apresentado aos presentes prevê ações até 2020 para tornar a capital Nacional do Agronegócio reconhecida mundialmente como sustentável.

Preocupado com as questões ambientais, o Clube Amigos da Terra está à frente do desafio, mas sabe que para conseguir o objetivo precisa do engajamento da sociedade. “A sustentabilidade é muito ampla e não passa somente pelo setor da agricultura por isso a necessidade de ter muitos parceiros. O que a gente quer é um município sustentável e não só a produção de soja sustentável” explicou a diretora de Sustentabilidade do CAT, Cynthia Moleta Cominesi.

A proposta do CAT é incentivar a recuperação de APP, pastagens degradadas e desmatamento ilegal; capacitar e dar assistência técnica para a Agricultura Familiar; promover a Educação Ambiental e Cidadania; promover a valorização do profissional do agronegócio; conscientizar o trabalhador e empregador sobre a importância da segurança do trabalho e a capacitação profissional no meio rural brasileiro.

Representantes de empresas, entidades, associações e sindicatos foram convidados para a reunião. Entre eles estava o diretor administrativo da agricultura do Sindicato Rural de Sorriso, Nodimar Correa. Para ele a preocupação é oportuna e deve envolver o produtor rural. “O produtor rural é muito consciente porque ele precisa da Terra. É uma missão difícil e sabemos que o planeta está precisando urgente de cuidado” disse preocupado.

No encontro também estavam pessoas como a Janir Geremia. Ela estava representando a Seischo No Iê. O movimento espalhado por vários países do mundo, tem a certificação ISO14.001 que é o reconhecimento de que determinada organização mantém um sistema de gestão ambiental, na busca da preservação do meio ambiente. “A humanidade desconhece os benefícios do meio ambiente por acreditar que seria infinito e não é. Enquanto a gente não criar essa consciência de defesa, de proteção nos não vamos salvar ninguém, nem nós nem a natureza”, concluiu Janir.

Agora o CAT espera ter o apoio e a contribuição da sociedade para colocar em prática a plano estratégico. Na reunião ficou definido que um novo encontro será marcado para o final do mês de novembro.
 
Se você quer conhecer o plano de ações e fazer parte desse grande projeto entre em contato com o CAT pelo telefone 3544-3379.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: