CAT entrega nova bonificação a produtores de soja certificada RTRS

O Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT) e a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) devem entregar no dia 5 de maio, durante o 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos, o recurso obtido com a venda dos créditos da soja certificada para produtores de Sorriso e região.

Atualmente composto por 17 produtores, o grupo começou o processo de certificação há dois anos, com 9 agricultores, através do projeto Gente que Produz e Preserva, do Clube Amigos da Terra em parceria com o WWF-Brasil. O primeiro pagamento ultrapassou meio milhão de reais refente a 60.462 toneladas/crédito.

Para o presidente do CAT, Darcy Getúlio Ferrarin, o pagamento é um reconhecimento para o agricultor que produz de forma responsável. “Quem entra no projeto organiza a propriedade, preserva o meio ambient e ainda recebe por isso”, disse Ferrarin.

O Consultor Externo da RTRS no Brasil, Cid Sanches, comenta que será um momento para que os produtores reconheçam mais um dos benefícios da certificação da produção, que é o prêmio sobre as vendas de crédito, uma ferramenta que engaja e fomenta a responsabilidade social e ambiental. “Irei explicar e tirar as dúvidas dos demais participantes do evento sobre os ganhos de produtividade e rentabilidade que a certificação promove, além de contribuir para que as exportações de soja responsável aumentem no cenário internacional, que está cada vez mais rigoroso em relação à origem dos produtos”, ressalta.

O 4º Encontro Regional de Sistemas Produtivos tem como tema as Tendências do Agronegócio Mundial e Brasileiro com foco em soja e milho, que será abordado em uma palestra pelo engenheiro agrônomo e técnico em agropecuária, Vlamir Brandalizze. Também será realizada uma apresentação institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Os participantes terão a oportunidade de percorrer por vitrines tecnológicas que irão tratar de Manejo do Solo, Sistemas Integrados de Produção, Informática no Campo – Tecnologias Disponíveis, Manejo de Doenças e Nematóides em Soja e Microbiologia do Solo.

O evento será realizado das 7h às 15h, no Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), localizado entre Sorriso-MT e Lucas do Rio Verde-MT.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CAT: www.catsorriso.com.br

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: