Colaboradores de fazendas certificadas participam de curso sobre segurança no trabalho

Conscientização e mudança de comportamento”. A frase foi dita pela instrutora Valéria Adelaide dos Santos e resume o objetivo do treinamento: NR 31.8 – Segurança no Trabalho – Aplicação de Agrotóxico. Oferecido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) o curso reuniu 20 alunos, a maioria funcionários de fazendas de Sorriso-MT e região.

Entre eles estava o Carlos Eduardo Batista. No ramo há cinco anos, ele percebeu durante o curso que não tomava o cuidado que deveria ao aplicar os defensivos. Agora garante que vai voltar ao trabalho com outra mentalidade. “O equipamento é uma ferramenta para nos ajudar e é minha obrigação usar. Sei que ele não faz milagre, mas usando com atenção e cuidado, a chance de contaminação é muito menor”, disse o trabalhador.

Foram três dias de curso praticamente todo com aulas teóricas. Os alunos conheceram as medidas de prevenção de acidentes com agrotóxicos, em conformidade com a norma regulamentadora de segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura. A NR 31.8, proporciona a manutenção da saúde do trabalhador, a preservação do meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis.

A parte prática foi simular e demonstrar como colocar e retirar os equipamentos de proteção individual, os EPI’s. a mobilizadora de cursos do Senar em Sorriso, Rosangela Canhete a atualização é fundamental. “A legislação exige que o trabalhador seja capacitado nessa área e desde o ano passado estamos nessa parceria com o CAT”, concluiu.

E o ideal é que a capacitação seja contínua já que as normas estão sempre sendo atualizadas. Os cursos são exigências do processo de Certificação das propriedades que fazem parte do projeto “Gente que Produz e Preserva”.

Apoio:

O projeto “Gente que Produz e Preserva”, do Clube Amigos da Terra, o CAT Sorriso, está sendo desenvolvido em parceria com o WWF Brasil.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: