Compradores de soja sustentável poderão trocar experiências com produtores brasileiros na França

A cidade de Lille, na França, irá receber – entre 31 de maio e 1° de junho – um evento focado em debater o desmatamento zero na produção de soja sustentável no mundo e quais ferramentas podem melhorar a transparência do setor. Trata-se da RT12, Conferência Anual realizada pela Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS).

Na ocasião, compradores e produtores de soja responsável terão a oportunidade de realizar um intercâmbio técnico e cultural, trocando informações e experiências sobre a produção e o processamento da soja, além dos desafios de cada um. Algumas das empresas participantes são Danone, Bunge, Schell, Cefetra, Arla, Bel Group, Mc Dondals e Ahold Delhaize, enquanto os produtores representam associações brasileiras do Centro-Oeste e Norte do Brasil, como o Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso, FAPCEN, SLC, Amaggi e Brookfield.

Além desse público, estarão presentes representantes de governos, organizações e sociedade civil. Juntos, participarão de uma discussão enriquecedora sobre desmatamento, transparência e escala. A RTRS planeja certificar quatro milhões de toneladas em 2017 e, atualmente, cerca de 90% dos negócios da Associação tem como destino o mercado europeu.

Esses dados nos mostram a relevância de unir produtores e compradores em um ambiente que propicie a interação e o diálogo. É uma oportunidade única de unir todos os elos da cadeia. Estamos com grandes expectativas de posicionar a produção RTRS para o mundo e engajar ainda mais compradores a adquirir soja proveniente de uma produção certificada”, explica Cid Sanches, Consultor Externo da RTRS no Brasil.

Programação

Realizado entre 31 de maio e 1° de junho em Lille, na França, o evento conta com palestrantes que representam os principais setores da cadeia de valor da soja. Entre eles, o professor emérito de Food Marketing da Imperial College London, David Hugues; a diretora global de sustentabilidade da Mars Petcare, Isabelle Aelvoet; o diretor de operações da Bel Group, Joost Van der Hoogte; a líder da TFA202 na América Latina, Fabíola Zerbini; o presidente da FEFAC, Ruud Tijsseens; a diretora executiva da ISEAL Alliance, Karin Kreider; o líder de sustentabilidade do Consumer Goods Forum, Igancio Gavillan; a gerente de produtos sustentáveis da Ahold Delhaize, Laura Jungmann; e o gerente de projetos da Proforest, Mike Senior.

Também participarão das Sessões Paralelas e Sessões Plenárias, os especialistas: Nicola Robinson diretora a área de compras sustentáveis da McDonald’s na Europa; Sandra de Bruin, coordenadora de projetos na GMP+ International; Olaf Brugman, gerente de sustentabilidade da Rabobank Capital Markets; Stephen Donofrio, assessor sênior na iniciativa Supply Change Forest Trends; Madeleine Eilert, gerente de fornecimento responsável na Nestlé; Gisela Introvini, superintendente da Fapcen; Emma Keller, gerente de Produtos Agrícolas no WWF UK; Juliana Lopes, diretora de sustentabilidade na AMAGGI; Dudy Paiva, vice-presidente do CAT Sorriso; Lisa Rausch, pesquisadora do Centro para a Sustentabilidade e o Ambiente Globais da Universidade de Wisconsin; e Inke van der Sluijs, representante europeia da Mesa-Redonda de Óleo de Palma Sustentável.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: