Dia de campo apresenta vantagens do uso da cana de açúcar na nutrição animal

A utilização da cana-de açúcar como alternativa de alimento para o gado leiteiro no período da seca. Esse foi o tema principal do dia de campo realizado na última sexta-feira (11.08), no Sítio São Caetano, no Assentamento Jonas Pinheiro.

Promovido pelo Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) o encontro é voltado a produtores de leite, integrantes do Projeto Balde Cheio.

A utilização da cana de açúcar vem como uma alternativa para reduzir custos e suprir as necessidades nutricionais dos animais. Pra aumentar a qualidade da dieta alimentar a mistura além da cana recebe proporções de ureia e sulfato de amônia para corrigir a deficiência de proteína. Mas é preciso atenção: o animal precisa passar por um processo de adaptação gradativa e a mistura deve ser feita na quantidade indicado pelo técnico. “Se a mistura tiver algum produto em excesso pode prejudicar a saúde dos animais e até levar a morte”, esclareceu o engenheiro agrônomo do CAT, Rafael Borges.

A cana de açúcar é uma ótima alternativa regional de alimentação do gado leiteiro e entre as vantagens está o custo que diminui em relação a silagem de milho, normalmente utilizada pelos produtores. “Achei ótimo. Aprendi como utilizar a cana tendo uma segunda opção de comida para as vacas“, disse animada a produtora Rita de Cassia Hachiya.

O projeto Balde Cheio conta com os seguintes parceiros: Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Empaer.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: