Concurso de educação ambiental é ampliado para Associação Mãezinha do Céu e Lar São Francisco

v

Alunos do Lar São Francisco e da Associação Mãezinha do Céu vão participar este ano do concurso de educação ambiental do Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso). O concurso faz parte do projeto Sorriso Vivo e esse ano tem como tema “Lixo no capricho – recicle com responsabilidade”.

A intenção é trabalhar o tema nas escolas municipais de Sorriso e Nova Ubiratã e das associações, com o auxilio da cartilha Amigos da Terra. Um material pedagógico com mais de 20 páginas, com histórias, ilustrações e atividades que envolvem as crianças de forma muito espontânea, criada com o objetivo de disseminar práticas ambientais pensando nas futuras gerações.

A pedagoga da Associação Mãezinha do Céu, Francieli Martos Ramos, ficou animada com o concurso. Segundo ela, várias oficinas desenvolvidas com as crianças já utilizam materiais recicláveis. “Usamos garrafas pets, revistas e papelão principalmente nas oficinas de música e artesanato. Mostramos para as crianças que é possível reaproveitar o que antes ia para o lixo”.

A associação Mãezinha do Céu atende 130 crianças carentes do Jardim Amazonia, com idades entre 4 a 16 anos. Eles frequentam o local no contra turno escolar e recebem alimentação e participam das oficinas.

Para a secretária executiva do CAT, Lenira Arsego, ampliar o projeto representa um passo importante. “Só na escola Municipal de Nova Ubiratã, nossa cartilha será trabalhada com 450 crianças. Elas servirão de multiplicadoras e com certeza serão adultos mais conscientes”.

As cartilhas já foram entregues nas unidades de ensino e associações. Serão 4 meses para incentivar o desenvolvimento de trabalhos com soluções sustentáveis para cuidados e atitudes positivas a favor do meio ambiente, dando destaque ao reaproveitamento dos materiais recicláveis na confecção de brinquedos e utensílios que servirão de instrumentos para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo de ensino e aprendizagem.

A exposição dos trabalhos será realizada no dia 22 de setembro com a participação da comunidade escolar.

A comissão julgadora levará em conta a originalidade, criatividade, o uso de material recilcado/reaproveitado e a funcionalidade dos objetos/utensílios/brinquedos.

Serão premiados o professor e a turma que apresentar os três melhores trabalhos.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: