Cartilhas Amigos da Terra – versão em inglês são entregues para o Centro de Formação de Professores

de Setembro de 2020, 15:58
A sexta edição da Cartilha Amigos da Terra – “Boas Práticas Que Preservam a Vida” foi impressa também na versão em inglês. Na tarde dessa terça-feira, 18/06 os professores de inglês que fazem parte do CEMFOR – Centro Municipal de Formação de Professores de Sorriso receberam o material que será utilizado para atividades interdisciplinares envolvendo aulas de inglês e ciências nas escolas públicas municipais.

A professora Emília Monteiro Caldas, formadora de profissionais da educação na área de inglês disse que ficou bastante contente com o recebimento das cartilhas “A gente ficou bem contente com essa preocupação de fazer essa cartilha na versão inglesa porque somos a Capital Nacional do Agronegócio e o maior exportador de grãos do mundo. Então Sorriso já é conhecido lá fora e já temos a versão em português e agora ter essa versão em inglês vai fazer com que outros saibam que aqui em Sorriso toda essa agricultura ela gera recursos financeiros, mas ela também gera um impacto ambiental muito grande, então tudo isso procuramos conscientizar os nossos alunos para preservar para que a gente possa ter peixes nos rios, para que haja um reflorestamento, enfim. E essa versão em inglês da cartilha é muito atrativa, ela traz atividades que vão fazer o aluno interagir, o aluno que ficar motivado a fazer essas atividades e a partir daí a gente pode fazer diversos projetos, levando assim o conhecimento da língua inglesa através de situações do cotidiano deles. A partir do terceiro bimestre, após as férias, com certeza a gente vai fazer cartazes também em inglês porque a gente sabe que vêm muitos americanos, muitas pessoas estrangeiras que estão sempre nos visitando, quando a gente faz cartazes faz com que ele se sintam mais acolhidos também nessa questão da língua estrangeira como sendo a língua universal. E para os alunos é um incentivo a mais também para aprender o inglês, porque parece que é uma coisa distante o inglês pensando que nunca vai sair do país, mas então quando eles veem que eles estão trabalhando algo que a gente vai visitar, então para eles é um incentivo a mais sim através dessa cartilha”.

Para a assessora da Secretaria de Educação, Elizânia Maciel a cartilha na versão em inglês vai contribuir com o trabalho dos professores, principalmente dos professores da língua inglesa. “É um material extremamente interessante porque é diferenciado para trabalhar com ecologia, com meio ambiente, um material que não tem naturalmente vindo na língua inglesa e que poderá ser utilizado tanto pela professora de Ciências, de Geografia, entre outras. Esse material vem contribuir porque ele é diferente, é inovador, as crianças vão ter a oportunidade de ter um material único, feito para o nosso município e o interessante é a forma de quadrinhos, para colorir e completar que vai trazer toda uma inovação deixando esses professores da língua inglesa mais à vontade e dinâmicos no trabalho para fazer uma comissão interdisciplinar. No próximo bimestre serão trabalhados os 3R (Reciclar, Reduzir e Reutilizar) e aí pode entrar em consonância com o trabalho e com as outras disciplinas como pedagogia, ciências e arte e fazer um trabalho diferente e inovador, bem criativo e mais suave para fazer com o nosso aluno tenha um aprendizado mais eficiente de qualidade”.

Lenira Arsego, gerente executiva do CAT Sorriso falou com entusiasmo sobre a versão em inglês da cartilha. “Tivemos a grata satisfação de que a sexta edição da cartilha Amigos da Terra ser impressa também na versão em inglês por dois motivos: para nós trabalharmos com a rede escolar, também com os professores de Inglês e o outro motivo é que o CAT participou da Conferência da RT 14 (10 a 12/06) realizada na Holanda. Lá foram entregues para os participantes daquela conferência para mostrarmos as boas práticas que preservam a vida. Através dessa cartilha foi mostrado para o mundo lá fora como é que nosso produtor produz de forma sustentável; bem como a divulgação de Sorriso lá fora e também temos a felicidade agora de trabalhar com todos os professores da rede Municipal de Ensino, que estão levando essas boas práticas que preservam a vida aos alunos. Vivemos na era da globalização então o inglês, que é uma língua universal e trabalhando junto com a rede de ensino vamos disseminar ainda mais a forma de produzir e preservar o meio ambiente Em Sorriso o turismo na área do agronegócio é muito forte, sempre estamos recebendo comitivas de outros países e as cartilhas estarão disponíveis para fornecermos aos nossos visitantes que vem de outros países”.

Lenira agradeceu a todos pela parceria e apoio para tornar possível a confecção da cartilha “O CAT Sorriso, através de sua diretoria e equipe agradece a todos os parceiros que contribuíram para tornar possível a criação e Impressão da 6ª. edição da Cartilha Amigos da Terra em português e inglês. Desejamos sucesso sempre e nos colocamos à disposição”.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelo CAT acesse o site www.catsorriso.com.br. Ou vá até o CAT Sorriso que funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, na Marginal Esquerda, 1415, no bairro Bom Jesus. Fone: 3544-3379.

Selecione o Idioma
Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: