CRESOL 2 (2)

CAT SORRISO realiza reunião com Cresol para consolidar fundo de aval para pequenos agricultores familiares

Na última semana, o Projeto Cultivando Vida Sustentável, uma realização do CAT Sorriso em parceria com o IDH (Iniciativa para Comércio Sustentável), realizou uma reunião com cooperativa de crédito Cresol, que recentemente estabeleceu uma unidade no município de Sorriso (MT), com o objetivo de consolidar o Fundo de Aval para os pequenos agricultores familiares. O Projeto tem por objetivo valorizar a produção responsável de soja, promover a restauração de áreas degradadas e oferecer assistência técnica para pequenos produtores da Agricultura Familiar.

Na ocasião a equipe do CAT apresentou à cooperativa a modelagem, organização e operacionalização planejadas para o Fundo de Aval de Sorriso e o público-alvo primordial da primeira fase do Projeto Cultivando Vida Sustentável em parceria com CAT/IDH, o qual trata-se dos pequenos agricultores familiares, especialmente os reassentados da reforma agrária, que, por não possuírem o título de propriedade da terra, tem dificuldades em apresentar as garantias legais.

O subsecretário Marcio Kuhn apresentou também o investimento que vem sendo realizado pelo município na promoção das cadeias produtivas da fruticultura, apicultura, piscicultura, bovinocultura de corte e de leite, olericultura tradicional e orgânica e a produção do frango caipira, bem como o aporte de R$ 1.000.000 para o Fundo de Aval.

Após a reunião, os representantes da Cresol manifestaram total interesse em participar da iniciativa e operacionalizar as referidas operações de crédito. A motivação para participar vem da tradição em atuar com o microempreendedorismo e, principalmente, pelo fato de a cooperativa ter tido seu surgimento a partir de agricultores familiares. “A iniciativa demonstra a preocupação em fazer com que o crédito chegue para todos e isso será de extrema importância, principalmente para os agricultores familiares”, afirma a diretora superintendente da Cresol, Iomara Gaeski Ziger, ao evidenciar o objetivo da cooperativa de atender tanto o público agro quanto o público urbano.

Ficou então agendado para o mês de abril a possibilidade da assinatura de convênio entre a Cresol e o Município de Sorriso, para, em seguida, dar início às operações de crédito.

Participaram do encontro a Analista de Negócios e integrante do núcleo de parcerias corporativas, Luciana Meurer, o Presidente da Cresol União dos Pinhais, Ivan Duarte, a Diretora Duperintendente, Iomara Gaeski Ziger, e a Diretora Executiva, Silvania Pizzatto Schiavini, representando a Cresol, e o Subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcio Kuhn.

Selecione o Idioma
Rolar para cima